









EDIFÍCIO EAGLE+WEST
OMA
O bairro de Greenpoint, no Brooklyn, passou por uma revitalização como parte do novo zoneamento de 2005, visando aumentar a densidade residencial local. Assim surge o Edifício Eagle+West, que conta com duas torres de 30 e 40 andares. A principal dificuldade enfrentada em seu desenvolvimento foi como inserir essa grande quantidade de moradias em um terreno limitado, sem comprometer a qualidade de vida dos moradores.
Para superar esse desafio, ampliou-se a distância entre as torres, criando uma sensação de espaço mais agradável. A solução foi reduzir o tamanho das torres e redistribuir as massas para garantir um espaço de 18 metros entre elas, mais apropriado para a escala do bairro. As torres foram projetadas com uma sobreposição de volumes escalonados, com a torre mais alta alargando-se à medida que sobe para maximizar as vistas, enquanto a torre menor se alarga para o solo, conectando-se com um novo parque à beira-mar.
Em termos de construção, as duas torres foram projetadas para criar uma unidade de linguagem por meio de uma série de terraços e balanços, que as conectam visualmente como um único bloco. Assumindo a solidez e a integração com o bairro, as subdivisões se dão a cada sete ou oito andares, sua fragmentação reforçada pelo uso de painéis de concreto pré-moldado esculpidos com ângulos dinâmicos, enquanto grandes janelas proporcionam vistas amplas e iluminaram as unidades internas. Além disso, a incorporação de terraços e uma ponte de conexão entre as torres cria uma continuidade entre os espaços internos e externos, refletindo a ambição do projeto de integrar urbanismo e paisagem.
O edifício Eagle+West, projetado pelo OMA, é um exemplo de como a engenharia pode proporcionar soluções inovadoras para uma melhor qualidade de vida.