
CHINA WOOD SCULPTURE MUSEUM
MAD ARCHITECTS, THE ARCHITECTURAL DESIGN AND RESEARCH INSTITUTE OF HARBIN INSTITUTE OF TECHNOLOGY
Localizado em Harbin, China, o China Wood Sculpture Museum, com 12 959 m² de área e 200 metros de extensão, apoia-se em uma estrutura metálica pré-fabricada fornecida pela Zhejiang Jing Gong Steel Structure Co. Ltd.
Essa solução garantiu rapidez na montagem e precisão dimensional em canteiro, reduzindo prazos e retrabalhos durante a concretagem das fundações e a instalação dos pilares e vigas de aço.
O envelopamento é composto por painéis de aço polido, otimizados digitalmente pela Gehry Technologies e instalados com sistemas de vidro e esquadrias desenvolvidos pela Inhabit.
Essa fachada modular, produzida em processo controlado de usinagem CNC, assegura vedação térmica e estanqueidade, ao mesmo tempo em que permite a incorporação de clarabóias torcidas para captar luz natural difusa nas três salas internas.
A integração entre arquitetura e engenharia estrutural envolveu o trabalho conjunto da MAD Architects, do The Architectural Design and Research Institute of Harbin Institute of Technology e dos especialistas em curtain wall e otimização de painéis.
O resultado é uma edificação que alia eficiência construtiva e desempenho térmico, cumprindo requisitos de durabilidade e conforto para abrigar arte em madeira e exposições temáticas.
FOTOGRAFIA
XIAZHI E IWAN BAAN